A gastrite acontece quando o revestimento do estômago está inflamado devido ao uso excessivo de álcool, stresse crónico, uso de anti-inflamatórios ou qualquer outra causa que afecte o funcionamento do estômago.
Ador e ardor, sintomas típicos da gastrite, são consequência de uma inflamação nas paredes internas do estômago. Pesquisas mostraram que a maioria dos episódios desse problema é provocado por uma bactéria, a Helicobacter pylori. Esse micro-organismo se instala de baixo da camada de muco do estômago e vai libertando a urease, uma enzima capaz de mudar o pH das áreas próximas.
Sinais e Sintomas
A multiplicação desenfreada desse agente infeccioso gera uma reacção inflamatória. Se as células de defesa não conseguem conter o avanço, a mucosa que protege as paredes do estômago é corroída – e o órgão então sofre directamente a acção do ácido gástrico, dando origem à ardência.
A H. pylori pode contaminar água e alimentos, mas o principal meio de transmissão é de pessoa para pessoa. Ainda assim o fato é que muita gente carrega esse inimigo, mas não sofre com a suas consequências.
Alguns factores, ou uma associação deles, também desencadeiam a irritação: alimentação inadequada, abuso de remédios (sobretudo anti-inflamatórios), e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. O stresse é outro componente importante na origem das crises de gastrite: em situações de tensão, nosso organismo aumenta a libertação de cortisol e de adrenalina, hormonas que, por sua vez, elevam a fabricação de ácido pelo estômago.
- Dor de barriga
- Sensação de ardor no estômago
- Enjoo
- Falta de apetite
- Perda de peso